top of page
Buscar
  • Foto do escritorLívia Neves

Expectativa x Realidade





Como o conseguimos segurar todas as frustrações de um dia só?

Sim, porque frustrações acontecem o tempo todo. O tempo todo colocamos expectativas em tudo que vivemos, e não adianta dizer que não colocou. Se não esperássemos nada, nada buscaríamos.

Esperamos mais do que podemos, desejamos mais do que devemos desejar.

Até eu começar a ler Freud e entender para onde vão algumas dessas frustrações, eu só pensava “vou explodir”, “qualquer hora eu estouro e isso tudo vai parar onde?”

Quando entendi que nossas frustrações e repressões iam parar no único lugar onde conseguimos realizar desejos de alguma forma, eu me dei conta que todos temos muitas frustrações durante o dia, todos os dias.

Todos planejamos e esperamos muitas vezes que as coisas saiam do jeito que queremos, mas a realidade é que nem sempre é igual. Aí alguém um dia teve a ideia genial de fazer disso uma comédia com o “Expectativa x Realidade”, porque é isso, o resultado é cômico.

Daí, aquele que só teve frustrações no dia, é considerado o azarado. Mas a verdade é que nós sabemos que algo não vai acontecer como queremos, mesmo antes de depositarmos nossas expectativas, então por que esperamos?

Porque desejamos, porque queremos, porque nos achamos merecedores, porque não conseguimos imaginar o contrário às nossas expectativas. Mas como não se frustrar??

Quando pensamos no oposto ao que esperamos, alguns nos chamam de pessimistas, mas será que ser pessimista é isso?

Eu acredito que o verdadeiro otimista é aquele que pensa no melhor cenário, mas enxerga nele a possibilidade de existir o pior cenário. O otimista enxerga o melhor através da lente do pior, porque ele sabe que os dois coexistem e, por isso, ele não se frustra.

Também não podemos ter controle de tudo, não é mesmo? Então como achar que tudo será sempre como esperamos se não está sob nosso controle?

É como esse texto, que não está no controle de quem lê. Não esperar nada talvez seja a melhor reação até que tenha terminado de ler. As nossas reações são tudo que temos o controle. Sentimentos nos travessam, mas nossas reações podemos escolher e controlar. E às vezes, mesmo alguns sentimentos, como é o caso da frustração, podemos escolher sentir ou não.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page